top of page
Buscar

Entrevista com o apóstolo Paulo

  • Foto do escritor: Claudio Schueler
    Claudio Schueler
  • 11 de abr.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 12 de abr.

(Baseada na versão original publicada no Jornal Caravana da Fé – Igreja Evangélica em Bangu, 1998.)

E se você pudesse entrevistar o apóstolo Paulo hoje?Como ele enxergaria a igreja contemporânea, seus palcos, seus dilemas e sua busca por relevância? Nesta conversa imaginária — mas fiel às Escrituras — um repórter evangélico questiona o Apóstolo da Graça sobre temas atuais como culto moderno, santidade, graça, juventude e ansiedade. As respostas são todas tiradas de suas próprias cartas. Um diálogo atemporal que continua a confrontar, ensinar e inspirar.
📸 Imagem ilustrativa criada por inteligência artificial (ChatGPT + DALL·E).
📸 Imagem ilustrativa criada por inteligência artificial (ChatGPT + DALL·E).

PSG: Apóstolo Paulo, conte um pouco sobre sua trajetória. Como tudo começou?

Paulo: "Porque vocês ouviram qual foi, no passado, o meu modo de agir no judaísmo, como, de forma violenta, eu perseguia a igreja de Deus e procurava destruí-la. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, levava vantagem sobre muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições dos meus pais.

Mas, quando Deus, que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, achou por bem revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não fui imediatamente consultar outras pessoas, nem fui a Jerusalém para me encontrar com os que já eram apóstolos antes de mim, mas fui para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

Passados três anos, fui a Jerusalém para me encontrar com Cefas e fiquei quinze dias com ele. E não vi outro dos apóstolos, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. Ora, a respeito do que estou escrevendo a vocês, afirmo diante de Deus que não estou mentindo.

Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. E eu não era conhecido pessoalmente pelas igrejas da Judeia, que estão em Cristo. Ouviam somente dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que no passado procurava destruir.” E glorificavam a Deus a meu respeito". (Galátas 1. 13 a 24 NAA)

PSG: Hoje em dia, a igreja tem crescido bastante. Temos eventos cheios de música, dança, expressões bem modernas de adoração. Alguns até misturam entretenimento com o culto. O que você diria sobre esse novo jeito de ser igreja?

Paulo: "Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12: 1 e 2 NAA)

P.S.G. E sobre artistas gospel que copiam o estilo de cantores seculares — visual, performance, linguagem?

Paulo: "Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo." (I Coríntios 11.1 NAA)

P.S. G: Espera aí, você quer dizer que precisamos mesmo imitar a Deus?

Paulo: "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." (Efésios 5. 1 e 2 NAA)

P.S.G: Mas isso parece impossível. Jesus era santo. Nós somos humanos... é mesmo possível viver como Ele?

Paulo: "Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, e a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." (Efésios 4. 22 a 24 NAA).

"E o Senhor faça com que cresça e aumente o amor de uns para com os outros e para com todos, como também o nosso amor por vocês, a fim de que o coração de vocês seja fortalecido em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos." (I Tessalonicenses 3. 12-13 NAA).

"Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual; que cada um de vocês saiba controlar o seu próprio corpo em santificação e honra, não com desejos imorais, como os gentios que não conhecem a Deus." (I Tessalonicenses 4. 3 a 5 NAA).

P.S.G: Você está mesmo dizendo que um cristão precisa ser diferente? Quase como um ET nesse mundo?

Paulo: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Coríntios 5. 17 NAA).

"Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei." (Galatas 5.16 a 18 NAA).

P.S.G: Mas se estamos debaixo da graça, podemos errar sem problema, certo? A graça cobre tudo...

Paulo: "Que diremos, então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente ainda mais? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós, que já morremos para ele?" (Romanos 6. 1 e 2 NAA)

P.S.G: “Morrer para o pecado”... isso me confunde. Como assim?

Paulo: "(...) vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida."  (Romanos 6. 3 e 4 NAA)

P.S.G: Já que Jesus orou por nós, será que ainda precisamos orar?

Paulo: "Orem sem cessar." (I Tessalonicenses 5.17 NAA)

"Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6.18 NAA)

P.S.G: Que conselho você daria aos líderes de hoje — pastores, evangelistas, obreiros?

Paulo: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2: 15. NAA)

P.S.G: E para os jovens?

Paulo: "Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. (...) dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem." (I Timóteo 4. 12 a 16 NAA)

P.S.G: Em um mundo tão moderno, como deve se comportar um cristão no século XXI?

Paulo: "Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. Pois estes mandamentos: “Não cometa adultério”, “não mate”, “não furte”, “não cobice”, e qualquer outro mandamento que houver, todos se resumem nesta palavra: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.

E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Vivamos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e libertinagem, não em discórdias e ciúmes. Mas revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13. 8 a 14 NAA)"

PSG: Muita gente tem marcado datas para o fim do mundo. O senhor saberia quando será?

Paulo: "Irmãos, no que se refere aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu lhes escreva. Porque vocês sabem perfeitamente que o Dia do Senhor vem como ladrão à noite." (I Tessalonicenses 5: 1 e 2 NAA)

P.S.G: E para quem está ansioso e sobrecarregado com os tempos difíceis... alguma palavra final?

Paulo: "Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!

Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor.

Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." (Filipenses 4: 4 a 7 NAA)

P.S.G: Para encerrar, deixe sua saudação para os leitores.

Paulo: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês." (II Coríntios 13.12 NAA)




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A Doutrina da Trindade

TEXTO BÁSICO: JOÃO 16. 4-15 1. Definição de Trindade:  De acordo com a Enciclopédia Católica, a Trindade "é o termo empregado para...

 
 
 

Comments


Claudio Schueler Baroni - Rio de Janeiro - Brasil

bottom of page